A natureza é essencial para a saúde dos seres humanos

Nestes tempos de crise sanitária, manter-se inspirado, ativo e saudável ganha importância especial.

Sem desrespeitar as regras do isolamento, no entanto, é impossível esquecer que fazemos parte da natureza e, por isso, estar em contato com ela é requisito inegociável para a manutenção de nossa alegria,  equilíbrio e resiliência.

Todos sabemos, por exemplo, o bem que nos faz tomar um pouco de sol pela manhã ou simplesmente sair para caminhar e observar árvores que crescem em direção ao céu do entardecer….

A natureza tem diversos benefícios para nos oferecer. Estar em contato com ela nos sensibiliza e nos acalma, porque ela é o remédio que necessitamos para organizar pensamentos, recuperar serenidade e ganhar resiliência.

Trabalhar a distância, fazer a gestão de casa, encarar desafios e incertezas – e quantos de nós estão a enfrentar isso diariamente nos últimos meses?

De outro lado, a pandemia tem nos ensinado a dispensar o supérfluo, a reconhecer e priorizar o que é essencial à nossa existência. Está nos ensinando também que as necessidades de introspecção, beleza e criatividade são fundamentais para um viver com saúde e significado. Por isso, apesar da crise sanitária, mais do que nunca, a ‘nova normalidade’ exige a conexão com a natureza. Mas como fazê-lo? Eis algumas maneiras singelas:

Cultive um jardim aromático
Em termos simples, a jardinagem pode evitar ansiedade, melhorar o estado de ânimo, impulsionar o desenvolvimento de habilidades e virtudes, como a paciência, a persistência, permitindo que a mente se ponha em paz com os pensamentos. Manjericão, manjerona, camomila, tomilho, lavanda, louro, alecrim, hortelã, coentro, poejo, sálvia… Não tem espaço em casa? Que tal um belo vaso suspenso?

Mantenha leituras sobre o mundo natural
Sem sair de casa em razão da pandemia? Aproveite o momento para ler a respeito de árvores nativas, suculentas, insetos importantes para o jardim ou simplesmente encare um estudo mais profundo sobre botânica ou paisagismo. Se for responsável por uma criança, não esqueça de lhe oferecer livros que despertem amor à natureza.

Pássaros da janela
Sem ignorar os riscos da pandemia, ainda assim é possível olhar para o céu e observar os pássaros de sua janela, de sua varanda, do seu quintal. Em Recife, por exemplo, há um cientista social que registrou pássaros a partir das janelas do seu apartamento: bem-te-vi, sanhaço-do-coqueiro, saíra-amarela, sabiá-laranjeira foram alguns dos visitantes…

Construa um comedor para pássaros
É divertido alimentar os pássaros em qualquer época do ano. E, na internet, há varias sugestões de comedores para pássaros, inclusive os que são feitos de material reciclado! Passarinhos são animais incríveis e que trazem muita positividade, ajudando também a polinizar as flores, embelezar o jardim, fazendo com que você se sinta tocado e inspirado ao escutar seus cantos. E, não há dúvida, esses majestosos animais foram feitos para voar por aí, e não para ficarem enjaulados.

Sem aviso,

o vento vira

uma página da vida
(Helena Kolody)

Cariños, Eugenia Pickina

Notinha
Estudos recentes afirmam que o som do canto das aves é eficaz no tratamento de pessoas acometidas por estresse e fadiga de atenção, restaurando qualidade de vida e saúde mental destes pacientes. Ou seja, literalmente o canto das aves é capaz de nos estimular o estado de alegria. Assim, reservar alguns minutos da sua manhã para caminhar em ruas arborizadas e ouvir pássaros é um antídoto eficaz contra o estresse do dia a dia.
Imagem: Caleb Frith (Unsplash)