Hora da Natureza

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os anos no dia 5 de junho, visando a chamar a atenção das populações e dos governos sobre os temas relacionados com a conscientização ambiental.

Em 2020, o tema escolhido pelas Nações Unidas é a biodiversidade – motivo de preocupação urgente e existencial frente à atual crise sanitária, à acelerada perda de espécies e à degradação do mundo natural –, que nos remete a reflexões inadiáveis em torno dos vínculos que conectam todos os seres vivos na Terra.

Todos os seres humanos existem dentro de uma rede de vida, um sistema complexo e interconectado. A vida cotidiana dos seres humanos, no entanto, tem causado danos à biodiversidade e alterado os ecossistemas a um ritmo sem precedentes. A aparição do covid-19 tornou ainda mais evidente a intensa degradação do planeta.

A natureza envia a todos nós, sem dúvida, uma mensagem: é a biodiversidade que nos assegura água e ar limpos, alimentos nutritivos, conhecimento científico e fontes de medicamentos, assim como resistência a enfermidades naturais e mitigação das mudanças climáticas. Ou seja, a ameaça aos meios de vida gera ameaça à própria vida humana, pois alterar ou eliminar qualquer elemento nesta intricada rede afeta todo o sistema de vida, vindo também a gerar consequências negativas.

A crise sanitária é, então, uma oportunidade de reinventar nossa relação com a natureza, e de um ponto de vista individual e coletivo. No entanto, se queremos realmente repensar nossos hábitos e atitudes, podemos/devemos participar da busca de soluções e apoiar sua implementação, atuando como cidadãos responsáveis e conscientes, francamente abertos e disponíveis à “Hora da Natureza”.
Cariños, Eugenia Pickina

#PELANATUREZA
*Preserve a vegetação nativa. Não desmate. Não coloque fogo!
*Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reciclado ou reaproveitado.
*Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima.
*Ande mais a pé.
*Não compre, nem mantenha animais silvestres em casa.
*Ensine às crianças amor e respeito à Natureza.
*Economize água.
*Economize energia. Aproveite a energia solar.
*Não compre mais do que o necessário, sejam roupas, sapatos, alimentos etc.
*Opte por marcas com consciência ambiental, que desenvolvam algum trabalho ou ofereçam uma política de logística reversa, facilitando o descarte de materiais.
*Cultive uma pequena horta.
*Mantenha plantas nos ambientes.
*Separe o lixo reciclável.
*Plante árvores.
*Engaje-se: participe de projetos comunitários, incentive a limpeza das vias, compartilhe as ideias/ações positivas, pois a educação ambiental é necessária para todos. E para cuidar do meio ambiente não existe idade.

Na natureza está a preservação do mundo. Henry David Thoreau

Notinhas
Durante a Conferência de Estocolmo, em 1972, na Suécia, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente para chamar atenção do mundo e dos governantes sobre a urgência de medidas para prevenir e impedir a sua degradação.
A biodiversidade é a variedade de seres vivos no planeta. Atualmente há aproximadamente oito milhões de espécies na Terra, vivendo cada uma em um ecossistema único, e cada membro de esta biodiversidade desempenha um papel fundamental no equilíbrio natural. Infelizmente, atualmente, um milhão de espécies estão em perigo de extinção.
*Foto: Will Bolding