Plante uma árvore…

O mundo não foi feito em alfabeto. Senão que primeiro em água e luz. Depois árvore. Manoel de Barros

Quem não tem uma história comovente para contar sobre uma árvore?
Aroeira, cedro, jatobá, mulungu, pitangueira, quaresmeira, tipuana, ipê…
Eu considerava uma fiel amiga a amoreira que existia na fazendinha dos meus avós margeando um riozinho de águas claras…
Da infância à vida inteira haverá sempre eventos felizes relacionados às árvores indispensáveis: a criança que brinca cheia de espanto no galho de uma velha mangueira; a família que faz o piquenique protegida pela sombra de uma sibipiruna cheia de pássaros…
Felizmente tem criança que desde cedo é incentivada a amar as árvores – e plantar-brincando! Sim, há vários meninos e meninas que, apesar de serem pequenos, já têm história de infância de amor pelo plantio de árvores.
Vamos plantar árvores?
Chame seu filho ou sua filha para plantar uma árvore, explicando que existem vários motivos para fazê-lo e com muita urgência: as árvores reduzem a poluição, servem de casa para aves e outros animais, fornecem alimento, dão sombra, umedecem o ar, reduzem a velocidade do vento, promovem beleza, protegem as nascentes dos rios, são guardiãs do solo, são amigas leais de gente de toda idade etc.
Árvores são maravilhosas! Elas nos ensinam que somos, sem exceção, parte da natureza. E quem aprende isso na infância contribuirá com espírito persistente para as primaveras na Terra.
Eugênia Pickina

Notinhas
No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse belo ser tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
Sua casa não tem quintal? Algumas árvores têm seu limite de crescimento reduzido quando são plantadas em vasos e, por isso, podem ser uma ótima opção para quem não tem jardim ou um quintal para ser enriquecido com árvores frondosas. Faça uma pesquisa (com a participação das crianças) e para achar a espécie mais adequada à família, considerando, por exemplo, que o  cultivo de uma árvore de pequeno porte em vaso é o ideal para quem tem apenas uma varanda…